Cronograma capilar com apenas um combo

Acho que todo mundo conhece o cronograma capilar. Aquele em que você tem dias certos para fazer hidratação, nutrição e reconstrução.

Ele é excelente e realmente dá resultados em qualquer cabelo. A internet está aí para provar isso, mas e o bolso, como fica?

Daí veio a ideia de fazer uma adaptação para só com um combo dar conta do recado
O combo a que me refiro é: shampoo, condicionador, creme de tratamento e finalizador


Não importa se todos são da mesma linha, mas se for, melhor ainda, se não for, use o que tiver em casa. O importante é que sejam de hidratação.
Eu escolhi o TRESemmé, porque mesmo tendo aqueles compostos que muita gente odeia (petrolatos e silicones), ainda acho uma linha bacaninha.

Agora vamos ver o por que da escolha:
  • Reconstrução demais endurece os fios e pode até levar à queda por quebra
  • Nutrição demais enseba o tudo e pode levar à queda por queda
  • Hidratação nunca é demais, não faz mau algum. Já viu alguém sofrer de excesso de água? O cabelo também não sofre com isso.
Entenderam por que os produtos (principalmente o creme de tratamento tem que ser de hidratação)?
O shampoo e o condicionador são o de menos, afinal, você pode precisar usar um para cabelos oleosos, quebradiços, etc.



O shampoo deve ser escolhido pelas necessidades do couro cabeludo, não muito pelos fios.

O condicionador tem como função selas as cutículas, alguns dão um up no cabelo por serem mais potentes, mas não são todos. Usando o creme de hidratação com ph baixo como esse da TRESemmé nem precisa usar (o ph dele é de 3,5).



O creme de pentear depende da forma que você gosta do seu cabelo. Se for cacheado por exemplo é melhor usar algum nutritivo, que contenha óleos ou manteigas na composição para reduzir o frizz e deixar uma modelagem bonita, ou misturar um óleo na hora de aplicar (mesmo não sendo cacheada faço isso).

Bom, quanto aos tratamentos do cronograma, uso o creme de hidratação sem batizar, gosto de usar óleos puros para a nutrição. Eles não são encontrados em farmácias e perfumarias, apenas lugares que vendem matéria-prima para cosméticos


Acima estão respectivamente: Óleo de coco, óleo de amêndoa doce, óleo de rícino e manteiga de karité.
Costumo usar algumas horas antes de lavar os cabelos ou misturado na hidratação.

O óleo extraordinário da Élseve também é excelente. Não contém petrolatos, nem silicones, apenas um mix de vários óleos e perfume (O cheirinho e resultado no cabelo são ótimos).


Para reconstruir, nossa velha conhecida queratina. Você pode usar a líquida ou a em gel (que é mais potente).


O mais legal de tudo é que você pode usar esses produtos não só para batizar o seu creme de tratamento, mas também pode usá-los sozinhos, deixando tudo mais versátil e fazendo valer ainda mais o custo benefício.

Eaí, curtiram as dicas?